terça-feira, 9 de novembro de 2010

As flores da Lichia

Mãe? 
Lembra do pé de Lichia que plantaste por carinho e curiosidade para descobrir o tom e forma se suas flores e o sabor do fruto? 
Então Mãe, ele está florido... e como são belas as flores, são cachos que começam aparecendo timidamente e em poucos dias uma explosão de cores e formas tomaram conta de toda a árvore que agora está frondosa e robusta. Esta foto foi feita sobre o seu olhar de contemplação Mãe. E uma lágrima cristalizada rolou face abaixo como se regasse a felicidade de sentir sua beleza de Mãe em forma de flores de Lichia. 
As folhas da lichieira são pinadas de cor verdes-escuro. A florada inicia do final do inverno Mãe, até o começo da primavera.
E existem três tipos de flores nas lichieiras. Duas funcionalmente masculinas e uma feminina. As masculinas não possuem óvulo e as femininas são hermafroditas. A segunda variedade de flor masculina possui pistilo rudimentar e ovários não desenvolvidos. 
Os frutos da lichieira demoram de 80 a 112 dias para amadurecer, dependendo do cultivar e do clima. 
A contagem desse tempo para o amadurecimento deve ser feita a partir do momento em que ocorre a abertura das flores, quando um ou todos os seus órgãos sexuais apresenta-se maduros e inicia-se o período reprodutivo. Os cachos são de forma e tamanho variáveis podendo ser redondos, ovóides ou em forma de coração. 
Por isso Mãe, hoje eu digo que a fruta que vejo se formar diante dos meus olhos chamada Lichia é a fruta da Rainha, porque das suas mãos fizeste brotar este encantamento e me fez buscar conhecimento de sua origem e espécie, porque Deus te levaste antes que pudesse vê-la florescer. Mas neste mês que completa 2 anos de sua partida o lindo pé de Lichia se faz completamente florido.  E é um descanso para os olhos Mãe. OBRIGADA MAMÃE. Te amo.

2 comentários:

Dayane Manzoni disse...

Menina grande... que lindas as flores de lichia!
Tenho certeza que não apenas nelas, o amor de mãe continua pulsante, a crescer... provando que somos pra sempre frageis crianças em corpo de mulher... buscando somente colo e carinho!
Acredite: ela está feliz também com o florescer da tua mensagem e do teu coração irradiando luz!
Saudade de você amiga!
Day

Anônimo disse...

Esta naum é a flor da lichia. É de um pé de eugênia, onde o chão fica todo rosa!

Postar um comentário

O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto.
Fernando Pessoa

Obrigada pela visita...